Respirar bem revitaliza o corpo, acalma a mente e traz bem estar!
Como algo tão simples pode fazer toda a diferença em nossa vida? Ou a pergunta correta seria: porque a natureza iria querer coisas complicadas para manter nossa saúde e bem estar? Se eu não estiver sempre atenta, é muito fácil cair nas confusões e ilusões de que o que é diferente, o que está longe de mim e às vezes até coisas impossíveis, são melhores e necessárias para o meu bem estar! Mas bastam apenas 3 min de reflexão para lembrar-me de que o preciso verdadeiramente são coisas simples, acessíveis e que estão bem no meu nariz! (literalmente, rs.)
Você já experimentou tirar um momento de silêncio profundo, em um ambiente com árvores e flores e, simplesmente fez uma respiração lenta e pausada?
Respirar bem eleva o nível de oxigenação das nossas células, massageia os órgão internos, elimina até 80% das toxinas (emocionais e físicas) do nosso corpo e acalma nossos pensamentos e emoções.
REVITALIZAÇÃO
O processo de revitalização do corpo é amplamente desenvolvido pela biologia que demonstra que o mecanismo de produção da energia para nossa vida está na respiração celular. Para a ciência atual, respirar envolve absorver oxigênio e eliminar gás carbônico.
Para a ciência respirar envolve absorver oxigênio e eliminar gás carbônico.
Mas será que respirar é apenas esse ato? Vamos ampliar esse conceito da ciência ocidental e aprender um pouco mais dos conhecimentos milenares do oriente.
RESPIRAR É UM ATO ALÉM DO OXIGÊNIO E GÁS CARBÔNICO
Você já olhou para o céu azul em um dia ensolarado e viu partículas luminosas brilhantes? Essas micro partículas são energias transformadas diretamente do sol e chamam-se PRANINHA.
Segundo conhecimentos empíricos da ciência yogue o PRANA SOLAR é uma energia liberada pelo sol, que após transformada pela atmosfera da Terra chamaremos de Praninha. Esse energia pura é também absorvida pela nossas narinas no processo da respiração. Por isso que no Yoga o ato de respirar chama-se Pranayama ou controle do prana.
ACALMAR A MENTE
A prática do pranayama consiste em respirar bem com técnicas de absorção do prana para alimentar todo nosso sistema bioenergético, a nossa mente, pensamentos e emoções.
A comparação é análoga entre a necessidade das nossas células de oxigênio para produzir energia que dá sustentabilidade ao corpo e a necessidade da nossa mente do Praninha, para manter nossos pensamentos e emoções em equilíbrio. O cérebro exige oxigênio e a mente Praninha.
Pensar já consome muita energia! Que dirá, refletir, “que é buscar o que está oculto atrás da dúvida, daquilo que ainda não sabemos, ou sabemos e não queremos aceitar”; organizar nossos pensamentos; buscar o discernimento entre o certo e o errado; tomar decisões que podem mudar o rumo de nossas vidas; assumir as perdas e os ganhos de nossas decisões… tudo isso consome energia.
Se não respirarmos bem, como vamos manter todos esse sistema mental funcionando bem? A falta de energia mental gera instabilidade, o que aumenta a ansiedade, a insegurança e por consequência o medo. Bem vindo ao caos emocional que vivemos hoje. Bem como, “em casa que falta pão, todo mundo é ladrão”, por falta do Praninha nossos pensamentos ficam acelerados, confusos e insatisfeitos.
Logo está ficando mais fácil entender porque respirar bem acalma a mente e é o primeiro passo para controlar nossa emoções e ter mais clareza mental.
Respirar bem e alimentar-se bem são as fontes de energia construir nosso bem estar. Ter bem estar envolve atitudes e comportamentos diversos e integrados conosco mesmo.
Essa construção é diária e envolve várias atividades. Não fomos feitos para as comodidades e repetições criadas pela nossa sociedade atual.