Sentei para meditar, mas meus pensamentos não param!!! O que fazer?
Como psicóloga, devo admitir que a nossa ignorância sobre o PENSAR ainda é imensa. Nós, seres humanos, ainda gatinhamos na ciência do pensamento e da compreensão dessa ferramenta incrível que a vida nos proporcionou.
A vida é muito mais do que imaginamos, assim como nós! Para termos plenitude nessa amplidão, precisamos começar pelo simples ato de aprender a pensar.
Quando sentamos para meditar e nossos pensamentos não param, dá a sensação que eles ficaram agitados naquele momento, mas será?
Quantas vezes nos comportamos como uma criança em um parque de diversões? Que por imaturidade, quer fazer tudo ao mesmo tempo e acaba frustrada quando o dia chega ao fim e ela não conseguiu aproveitar nada!!!
Essa criança, no parque de diversões, cheia de expectativas, vontades, desejos, cria centenas de pensamentos: “Agora vou nesse brinquedo, não, vou naquele primeiro!” “Quero comer algodão doce, ah… mas aí não vou aguentar o churros!?!?!?” “Nossa como demora essa fila!!!” “Quero andar na montanha russa e ainda não tenho idade!!!! Que chato!!!” Quantos pensamentos desconexos e inacabados ela foi criando durante esse dia aparentemente, apenas de diversão?
O dia passou e a mente dessa criança, por treinamento milenar, guardará todas as coisas que ela deixou de fazer; tudo isso ficará registrado como pendências, pensamentos inacabados e recheados de conteúdos emocionais (ansiedades, desejos, curiosidades, inseguranças….).
A nossa mente trabalha para nós, ela tem milênios de evolução para garantir a nossa sobrevivência e a satisfação de nossas necessidades. Só que a mente, por si só, não tem discernimento, quem o possui somos nós, e portanto, ela não distingui a necessidade da vontade; a fome do desejo; o essencial do superficial; essa habilidade é nossa. Então, todos os comandos que damos para ela de necessidades, vontades, desejos e, não realizamos, ela registra como inacabado e dependendo da gravidade transforma em frustração.
Quantos pensamentos inacabados temos em nossa mente????? As frustrações, as decepções, as emoções, afinal tudo isso, começam sempre de pensamentos inacabados. Ele é a matéria prima de tudo.
Mas então, um dia, percebemos que perdemos o controle dos nossos pensamentos e que não conseguiremos ir muito longe, sem educar a nossa mente e organizar tudo isso. Esse momento pode chegar por: uma decepção muito grande, cansaço, uma angústia profunda, a depressão, síndromes do pânico, toc…
A meditação é um caminho seguro e exato para nos educar e conhecer os nossos excessos mentais como: os pensamentos inacabados, excessivos, confusos, descontrolados; condicionamentos; comportamentos impulsivos e omissos e até bizarros!
Decidimos meditar, mas ao fechar os olhos, SURPRESA!!! Infinitos pensamentos inacabados surgem insistentemente, num ritmo alucinante e quero de uma hora para outra, me livrar de todos eles! Aí então, é uma loucura, me vejo em uma turbulência de pensamentos, um se associando com o outro, sinto coisas que não gosto, não quero, não admito!!! Eu não possa ser assim! Pronto, num comportamento lúdico e imaturo, acho que milênios de ignorância e descuido evolutivo, irão se resolver em 15 minutos e que conseguirei controlar e modificar tantos excessos e teimosias em um dia, um mês, um ano… de meditação.
Logo, esses pensamentos já estavam aí, você só não tinha a percepção clara de sua presença e, enquanto conseguiu, criou distrações para a sua mente e tentou enganar-se de que, na hora que quisesse, pararia de abrir janelas de pensamentos inúteis e recheados de ilusões.
Mas vamos para a boa notícia, nós somos totalmente capazes de controlar nossos pensamentos e organizar a nossa mente. Eles são nossos verdadeiros filhos e educá-los será o caminho para construir a nossa maturidade e começar a caminhar para a nossa plenitude enquanto ser.
A má notícia (não sei se é má, mas realista) é que esse processo é lento, contínuo e construído passo a passo por nós mesmos. A prática do autoconhecimento e da meditação, bem orientados, serão seus amigos fiéis para acalmar os seus pensamentos e ter uma mente mais equilibrada.
No Instituto Oikon temos como base teórica para o autoconhecimento e a meditação, a Heulosofia – a ciência do autoconhecimento, são 50 anos de pesquisas e estudos, com profundos conhecimentos da psique humana. O método da meditação chama-se Saneamento Mental, onde aprendemos identificar, organizar e transformar a nossa mente em 5 etapas. Em breve teremos um post para explicar cada etapa.
Sugiro ainda ler o post as 10 Dicas para construir o seu bem estar, onde você encontrará algumas opções que complementarão sua prática meditativa e podem ajudá-lo a controlar suas emoções e comandar a sua mente, nada é isolado. Vale a pena ler!