Voltar

Ansiedade

Com 9,3% da população diagnosticada com algum transtorno de ansiedade, o Brasil lidera o ranque de país mais ansioso do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Já a depressão, atinge quase 6% da população deixando o Brasil em quinto lugar na lista dos países com maior taxa da doença, perdendo para Ucrânia (6,3%); Austrália (5,9%); Estônia (5,9%); Estados Unidos (5,9%); Brasil (5,8%).

O que aconteceu com o país do Carnaval, samba e futebol?

Por que será que essas paixões nacionais não são suficientes para trazer para o indivíduo, uma sensação real e duradoura de bem estar?

Para entendermos esse processo temos entender um pouco melhor o que é ansiedade e compreender como a mente humana funciona. 

Afinal, o que é ansiedade?

Segundo Dr. Paulo Zabeu, autor da Heulosofia – Ciência do Autoconhecimento, ansiedade é o desejo incontido de antecipar o tempo e o espaço, querer que o amanhã seja hoje. 

É a pressa que caminha para o nada, em direção a lugar nenhum, que, sem o devido cuidado da reflexão, pode conduzir-nos a situações constrangedoras, pela manifestação da impulsividade ou da omissão.

Quer uma maneira fácil de identificar isso? Veja só:

Quem nunca se viu com pressa de terminar alguma atividade para deitar no sofá e não fazer nada! 

Não damos nenhuma ou pouca atenção para a pessoa que está ao nosso lado… No final de uma conversa nem ao menos sabemos a opinião dela sobre a conversa.

Perdi a conta de quantas vezes comi um pacote inteiro de bolacha sem ao menos perceber. Só via o tanto que tinha comido, quando enfiava a mão no pacote e não tinha mais nada lá dentro. 

Ou ainda, quando meus amigos falam: “Mas eu já te contei isso… lembra, tal dia que eu falei isso e você fez aquilo?” E fico com um sorriso amarelo, sem reação, pois não me lembro de nada. 

Não estar com a atenção presente no que estamos fazendo é uma excelente maneira de identificarmos o quanto estamos ou somos ansiosos. 

Mas de onde veio essa vontade incontrolável de viver o amanhã?

E porque pessoas com ansiedade tem mais chances de desenvolver depressão e pânico?

Vamos lá, para isso, temos que entender como sua mente trabalha!!

Imagine o seguinte cenário:

O Supermercado que você faz compras, sempre faz promoções. Esse mês, eles estão sorteando uma viagem para Paris. Uma semana, você e um acompanhante. Tudo pago.

Se você for um pouco parecido comigo, sua mente fértil já está considerando a possibilidade de ganhar a viagem e foi buscar mentalmente o valor que você tem na conta do banco pra saber se consegue estender essas férias pela Europa por mais 3 semanas. 

Se o valor que você tem não é suficiente, você chega a pensar: Nossa, mas se eu me esforçar, nem que seja para entrar um pouco no cheque especial… Afinal, as passagens que são as mais caras estarão pagas… Tenho certeza que vale a pena!!

Pronto, você começou a dar abertura para sua mente criar um conjunto de expectativas. Você ainda nem ganhou a promoção e já está comprando roupas de inverno.

Logo, enquanto o sorteio não acontece, você vai ficando ansioso. Quer desesperadamente que ele chegue logo pois passou na vitrine de uma loja e viu uma promoção de uma bota que seria ótima para a viagem…

Observe seus pensamentos e me diga se só eu que faço isso, o tempo todo, com tudo!

E aí, chega o sorteio, você não é contemplado e seu guarda-roupas está com um monte de coisas que você dificilmente vai usar tão cedo. Você fica frustrado. 

E seu próximo pensamento é: “Será que é de verdade esse sorteio? Deve ter sido a mãe do dono que ganhou… no Brasil, nada funciona mesmo… #@*%$!”. 

Veja como seus pensamentos ganharam força sobre você e o estresse que isso lhe causou. 

Entenda a história que contei, com a figura abaixo:

CICLO DA IMPRODUTIVIDADE

Essa frustração que compartilhei com vocês é uma, entre dezena que se não refletirmos, vamos acumulando ao longo de um único dia. 

Por isso que, quando menos nos damos conta, o Salgueiro está entrando na avenida novamente, e minha lista de problemas só aumentou. Mas eu insisto em acreditar que o timão vai jogar no fim de semana, então vamos torcer para o juiz estar num bom dia…

Quanta ilusão…

Minha vida passa diante dos meus olhos. Eu continuo com o pensamento lúdico, achando que se algo não der certo, eu desconto no cartão de crédito. E a frase que os brasileiros mais usam hoje em dia é: “trabalhei tanto, eu mereço!”

Quanto mais expectativas eu vou criando em minha mente, mais ansioso vou ficando. E se não cuidar dos meus pensamentos, a chance de ter angústia (que é aquela falta de ar quando respiro) e cair em depressão, é grande!

Não estou tirando o peso da situação econômica do país. Somo diretamente impactados por fatores de risco como: os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego e recessão. Fora isso, existem fatores como o estilo de vida em grandes cidades.

O que temos que entender é que doenças mentais não escolhe pobre, rico, branco ou amarelo. 

As doenças mentais são reflexo de uma falta de cuidado com os nossos pensamentos. 

Conseguiu perceber que foi um pensamento inofensivo como: “Será que eu vou ganhar essa viagem?” Que me levou a:

  • comprar roupas que não preciso,
  • abrir portas para eu me endividar com 3 semanas de hotéis, 
  • duvidar da credibilidade do supermercado que eu faço compras todas as semanas.

Existem inúmeras maneiras para cuidarmos dos nossos pensamentos. Logo abaixo, deixarei uma lista para você. Mas se você não puder fazer nenhuma delas, insisto apenas na meditação. 

Foi pela meditação (e no meu caso o yoga também) que eu consegui superar uma depressão. E digo: Funciona!

Hoje, mantenho com disciplina meus pensamentos organizados. Miro-me o tempo todo para não dar bobeira para voltar no quadro que estive há tão pouco tempo atrás.

FERRAMENTAS PARA ELIMINAR A ANSIEDADE:

O importante é começar e não parar mais!

Um grande abraço,