Saúde é o que interessa!
Corpo e Mente integrados
Esse jargão dos anos 90, nunca esteve tão em alta, e basta nossa saúde falhar para descobrimos o quanto ele é verdadeiro e que existe muita sabedoria nessa frase.
A saúde depende de muitos fatores e mantê-la é uma construção para a vida toda. Não basta cuidarmos do corpo; o corpo e a mente são dois corpos distintos, porém totalmente integrados.
Vamos fazer uma analogia, não é a mais ideal, mas foi a que melhor encontrei, portanto, vamos procurar compreender o seu sentido, ok?
Um computador é formado por hardware (a parte física do computador) e software (os programas que instalamos). Ambos são independentes, porém estão interligados e o bom funcionamento de um, está diretamente relacionado com o outro.
Assim podemos comparar o nosso corpo e mente.
O corpo resultado de milhões de anos de evolução genética, adaptando-se à vida para manter a sobrevivência e garantir a perpetuação da nossa espécie.
A mente humana resultado também dessa evolução, vem se desenvolvendo para armazenar informações essenciais e encontrar soluções para melhorar a nossa sobrevivência e aprendizagem.
Não dá para cuidarmos de um só, porque se não a nossa saúde “vai para o saco”. Corpo e mente exigem manutenção, atualização, “check up”, “upgrade” constantes!
Os nossos excessos emocionais estão para a mente, assim como os tóxicos estão para o corpo.
Todos os dias ingerimos nos alimentos pequenas quantidades de conservantes, agrotóxicos, gorduras trans, entre outros, sem falar dos cigarros, drogas, álcool, açúcar, sal em excessos e a lista só vai aumentando… em alguns anos estamos com nossa saúde comprometida desnecessariamente.
As nossas emoções são como esses tóxicos, vamos exemplificar pelo açúcar e o sal, em pequeninas quantidades e de boa qualidade (frutose ao invés de sacarose, sal marinho ao invés do sal iodado) são fundamentais para a vida, porém quando em quantidades e qualidades ruins é o caos. As nossas emoções são produtivas dentro de um padrão e limite, acima de um ponto, elas causam desordem, desequilíbrios e até transtornos. Todos os dias pequenas contrariedades somadas às decepções, ansiedades, inseguranças… e, bem vindo à desordem mental. Em nossa juventude, muitos vezes conseguimos “driblar” esses excessos, mas depois dos 40, 50… tudo começa a desmoronar.
Devagarinho vão tirando nossa saúde, discernimento e interesse pela vida.
Somos muito mais do que pensamos e seremos muito mais felizes quando desenvolvermos nosso potencial e conquistarmos uma saúde mais permanente e integral.
Vamos relembrar dicas essenciais para manter esse sistema em bom funcionamento:
CORPO
- Alimentação equilibrada e o menos industrializada possível
- Exercícios diários adequados
- Consultas médicas periódicas
- Conhecer o histórico genético familiar – doenças mais frequentes e pontos fracos
- Dormir bem e na quantidade que você precisa.
MENTE
- Praticar o autoconhecimento;
- Identificar suas tendências emocionais e a sua química mental;
- Equilibrar seus excessos emocionas – ansiedades, raivas, apegos, ciúmes, inveja, orgulho, vaidade…
- Meditar todos os dias, de preferência com um método que o auxilie na sua organização mental e no autoconhecimento;
- Conquistar o comando da mente, o controle das emoções e a assertividade nas ações.
CORPO E MENTE
Agirmos de forma proativa, com senso de realidade e assumir a responsabilidade de cuidar de nossa saúde.
Vamos eliminar nossos excessos do corpo e da mente e começar a construir nossa autoconexão!