Penso, logo desisto! – Refletindo
A neurociência vem confirmar em suas pesquisas das ultimas décadas, que somos capazes de transformar nosso comportamento, através da mudança do nosso padrão de pensamento, e com isso melhorar nossas conexões neurais e evitar doenças emocionais como a depressão e a síndrome do pânico, o que para nós do Autoconexão já é uma realidade comprovada pela prática das 5 regras e da meditação conectiva.
No primeiro artigo falamos sobre o OBSERVAR, a nossa primeira ferramenta para iniciar o nosso trabalho de transformar nossos pensamentos e mudar a nossa realidade mental.
A segunda regra é o REFLETIR, prática poderosa na transformação de nossos pensamentos, na ampliação de nossa capacidade de tomar decisões e diminuição da ansiedade, da insegurança e dos excessos emocionais.
No observar começamos a tomar conhecimento de nossa realidade mental, na quantidade e qualidade de nossos pensamentos. Vamos dar um exemplo, sabe quando vamos arrumar aquele guarda roupa bem desorganizado, que não arrumamos a vários anos e só vamos acumulando coisas sem critério? Pois é, a comparação é quase feliz, pois o nosso guarda roupa, por mais desarrumado que esteja, pressupõe-se que ele contenha apenas roupas e acessórios.
Agora imagine a nossa mente que armazena todos os nossos pensamentos? E se considerarmos que a maioria de nós não sabe que é nosso dever organizá-la, jogar fora os pensamentos que não servem mais e que os nossos pensamentos são nossos verdadeiros filhos e devemos educá-los? Aí, temos inseguranças, ansiedades, pânicos súbitos, sem falar das síndromes e não sabemos o porque! É a nossa mente que está nos pedindo ajuda, atenção e cuidados.
Então vamos começar já! No começo esses exercícios podem parecer difíceis de fazer, mas como o tempo, se tornam a base da nossa capacidade de manter nossa vida em equilíbrio.
Tire 10 min do seu dia para organizar sua mente. Observe seus pensamentos por alguns minutos e encontre o que mais está incomodando você, e então comece a refletir e encontrar novas saídas.
E o que é refletir? Segundo o livro 5 Regras para Vencer seus Limites, “ Refletir é encontrar entre duas ou mais ideias a luz da sabedoria. É abrir o leque de soluções. É trazer à tona, pôr para fora o que nos incomoda e encontra soluções reais e definitivas para cada caso, mesmo que isso demore mais tempo do que você imaginava”.
Busque a solução de seus conflitos, desfaça os emaranhados emocionais e comece a colocar cada coisa no seu lugar. Arrume a sua mente e não tenha medo de jogar fora tudo que não serve mais para a sua vida atual.
Guardamos um monte de tradições e regras infundadas, mágoas e receios, experiências mal resolvidas, pelo simples fato de não refletir, encontrar saídas e soluções mais lógicas e inovadoras.
Todos somos capazes de mudar nossa realidade mental e tudo começa pelos nossos pensamentos e pequenas atitudes:
✔ menos bisbilhotagem → mais reflexão;
✔ menos lamentação → mais ação;
✔ menos preguiça → mais realização;
✔ parar de sofrer pelo que perdeu → trabalhar para construir o novo;
✔ deixar de fazer o que os outros querem → fazer o que você quer e precisa.
Conseguimos isso observando nossos excessos e refletindo o quanto estamos atrasando e desequilibrando nossa vida. Com a prática iremos aplicando as 5 regras, falaremos sobre a próxima, o Tomar Atitude, no próximo artigo, todos os momentos de nossa vida e com naturalidade.
Autoconecte-se e vivencie o seu melhor!