10 Dicas para construir seu Bem Estar
1º – Cuide bem do seu corpo – exercícios físicos regulares são fundamentais.
Busque alternativas que façam você sentir-se bem e se ajustem à sua realidade. Faça Yoga, dança, caminhadas com os amigos, nade, academia, pilates, vá ao trabalho a pé… não importa, o importante é criar o hábito. O mesmo para a sua alimentação, coma coisas saudáveis e que lhe dão prazer. Quando gastamos um tempo para cuidar das nossas refeições, sentimos um benefício para o corpo e para a mente.
2º – Respeite a sua mente
Temos tratado muito mal a nossa mente, sugerimos diariamente trabalhar para conhecer e aprender sobre ela. O autoconhecimento e a meditação são fundamentais para nossa saúde mental e desenvolvimento do nosso potencial de humanização. Viver sem limites e de forma descontrolada está trazendo à tona o nosso lado mais desumano, individualista e agressivo.
3º – Respire bem
Conheça técnicas do pranayama como a polarização, a tapotagem e o foli; bem como simples práticas respiratórias que irão mudar a sua vida. Se você ainda não leu, veja os post….
4º – Durma bem
Nada substitui uma boa noite de sono. Cuide do seu quarto, mantendo-o limpo, arejado e organizado. Tenha hábito que favoreçam você dormir boas horas de sono e com qualidade. O sono restabelece o corpo e mantém a nossa saúde psíquica.
5º – Utilize as 5 Regras para Vencer seus Limites como ferramentas de autoconhecimento e equilíbrio mental.
São elas: Observar, Refletir, Tomar Atitude, Agir e Saber Esperar. Saiba mais no livro 5 Regras para Vencer Seus Limites* e comece a praticá-las. Já o li mais de 10 vezes, uso dessas ferramentas para cuidar da minha mente e mantê-la saudável, no começo foi desafiador criar o hábito, mas hoje não tenho como dizer sobre os resultados.
* 5 Regras para Vencer seus Limites – Paulo Zabeu – 2ª edição – 2003
6º – Medite!
A meditação é comprovadamente a forma mais eficaz e real de construir seu bem estar. Praticamos o método do Saneamento Mental, ver mais sobre esse método no post…., cuja proposta é educar a nossa mente e desenvolver nosso potencial produtivo.
Comece e você colherá os frutos muito em breve.
7º – Encontre o equilíbrio entre:
o movimento e a pausa
o trabalho e o lazer
o produzir e o inspirar-se.
Esse equilíbrio é a harmonia da nossa vida!
“O equilíbrio do Ser na vida é sempre estruturado pela pausa e movimento, sem os quais, haverá um esgotamento físico, emocional, mental e, consequentemente Ogônico (consciencial). Na prática do autoconhecimento, um dos grandes fatores que faz a diferença na administração da vida é identificar os momentos de pausa e de movimento, sempre se adap- tando a eles em harmonia com a lei da adaptabilidade. Tudo nasce, cresce e morre. Só o teimoso não consegue se encaixar ou identificar o princípio da pausa e do movimento, cuja força da vida sempre acaba vencendo. Não existe herói que supere essa harmonia da vida.” Conceito retirado do livro: A Cosmovisão de Paulo Zabeu – conceitos fundamentais da Heulosofia, escrito por Paulo Zabeu, 2012.
8º – Realize um trabalho voluntário:
Sou voluntária há 27 e, não me sinto uma pessoa “boa” por isso, mas posso dizer que me considero mais produtiva e dinâmica. Esse trabalho me “dá chão e senso de realidade”, me tira da zona de conforto, da teoria, do discurso, e o retorno está sendo descobrir que sempre posso realizar mais! Psiquicamente falando, é o melhor remédio que um enfermo pode tomar!
9º – Pratique o autoconhecimento:
No começo do século XIX morreram milhões de pessoas por desconhecermos o saneamento básico e, simples noções de higiene, como lavar as mãos antes de comer. No começo do século XXI, milhões de pessoas estão adoecendo por desconhecerem o autoconhecimento e que são responsáveis pelas suas opções, pensamentos e emoções. Preferimos acreditar que Deus virá resolver nossos problemas. Se são nossos, porque ele teria que resolvê-los?
10º – Tenha Continuidade:
Construir uma vida produtiva e de bem estar é um desafio, não há dúvidas. O método que estou usando e está funcionando muito bem é o da continuidade, que é ter começo, meio e fim em tudo que estou fazendo. Estou dando um passo de cada vez, procuro consolidar minhas conquistas, sem pressa, nem ansiedade. Os anos estão demonstrando que os resultados aparecem e sinto que cada dia mais tenho bem estar e disposição para a vida! Porque você não começa? Faça o mesmo por você e tenha bem estar!